Quando o assunto é a criação de espaços sofisticados e exclusivos, a aplicação de rochas ornamentais no seu projeto é imprescindível. Com diversos tipos disponíveis, a utilização desses materiais tornam únicos os ambientes.
Podendo ser utilizadas em áreas externas e internas, as rochas não precisam ter seu uso limitado a pisos e paredes. Sua versatilidade permite a composição de escadas, bordas de piscinas, bancadas, mesas, entre outros.
Por conta dessa variedade, produzimos esse texto para mostrar quais são os principais tipos de rochas ornamentais, quais são as suas características e aplicabilidade.
Continue a leitura e confira!
Confira também: Arquitetura sustentável: como o uso de rochas naturais pode ajudar nessa prática? Mármore: Tudo que você precisa saber Black Velvet: Conheça a nova rocha natural Magban
Tipos de rochas ígneas ou magmáticas
Para começar, falaremos das rochas magmáticas, ou seja, que tiveram sua formação por conta da alta temperatura, por meio do magma.
Granitos
O granito é uma rocha que se forma no interior da crosta terrestre, tendo um processo de resfriamento lento. Por conta disso, formam-se diferentes cores e padrões de estrutura, tornando cada pedra única.
Em sua composição mineralógica, encontramos os 3 minerais principais:
- quartzo: um mineral incolor;
- feldspato: responsável pela coloração das rochas, podendo ser rosada, avermelhada ou creme-acinzentada;
- mica: responsável pelo brilho da rocha.
O granito é uma rocha bem versátil, sendo bastante utilizada em pisos e paredes, mas também é uma grande favorita quando o assunto é ornamentação de cozinhas, compondo mesas e bancadas.
Granito pegmatítico
O granito pegmatítico possui uma composição muito rara, uma vez que apresenta na sua composição água-marinha. Por conta disso, o Alpinus pode ser considerado uma pedra preciosa, já que é composto de minerais preciosos e semipreciosos (gemas).
O Alpinus é ideal para espaços internos e externos, podendo ser utilizado em paredes, bancadas, painéis, mesas, banheiros, cozinhas, decoração e obras de arte.
Rochas Metamórficas
São rochas que passam por um processo de transformação natural que ocorre por conta das condições do ambiente em que estão em relação ao seu lugar de origem.
Quartzito
O principal componente é o quartzo, ocupando mais de 75%. Além disso, também são encontradas moscovitas, biotita, sericita, e dumortierita em sua estrutura.
O quartzito é multifuncional e pode ser utilizado para revestir pisos e paredes, além de ser uma excelente escolha para balcões, mesas e pias.
Mármore
O mármore se forma no fundo dos oceanos, por meio dos sedimentos encontrados naquele ambiente, além de conchas e crustáceos. A pressão e a temperatura fazem com que todos esses componentes se transformem em rocha.
A maior indicação de uso do mármore é para áreas internas, como pisos e paredes de áreas sociais (salas e lavabos, por exemplo) por criarem um visual único.
XISTO
O Xisto é uma rocha metamórfica cristalina, acentuadamente foliada e composta
predominantemente por minerais micáceos orientados (como biotita, muscovita, etc)
e quartzo (em menor proporção).
Na arquitetura, o xisto pode dar mais vida a qualquer ambiente. Sua variedade de cor se adequa ao gosto do proprietário, seja mais rústico ou moderno.
Beneficiamento de rochas ornamentais
Tão importante quanto a escolha de um material de qualidade é a escolha de um fornecedor, que tenha compromisso com a qualidade das rochas ornamentais.
O beneficiamento se inicia em uma etapa de estudos em que:
- é verificada qual é a qualidade das rochas ornamentais a serem extraídas;
- analise o meio da extração para garantir o compromisso com a sociedade e com o ambiente.
Tendo como objetivo principal transformar os blocos extraídos em produtos finais ou semi acabados — o que vai fazer toda a diferença é a forma em que esses acabamentos serão realizados — o beneficiamento é responsável pelas etapas de corte e polimento, a fim de garantir a durabilidade das rochas e sua correta aplicação.
As rochas ornamentais são ideais para quem busca sofisticação para seu projeto. Mas tão importante quanto focar em beleza é, também, a escolha de parceiros que tenham um compromisso ambiental garantido.
Se você busca sofisticação e comprometimento, confira agora mesmo o catálogo de produtos da Magban.
[…] Saiba quais são os principais tipos de rochas ornamentais Decoração com pedras naturais: uma tendência mundial O que é Granito? Tudo que você precisa saber! […]
[…] também: Saiba quais são os principais tipos de rochas ornamentais Revestimentos de pedras naturais: mais valor e elegância para o seu projeto! O que é Granito? […]
[…] também: Mármores e granitos: qual a diferença entre esses materiais? Saiba quais são os principais tipos de rochas ornamentais Veja como criar espaços elegantes e aconchegantes com a […]
[…] também: Saiba quais são os principais tipos de rochas ornamentais Revestimentos de pedras naturais: mais valor e elegância para o seu projeto! Arquitetura […]
[…] Confira também: Mármore: Tudo que você precisa saber Mármores e granitos: qual a diferença entre esses materiais? Saiba quais são os principais tipos de rochas ornamentais […]