A escolha do quartzito para o revestimento que será utilizado no seu projeto de arquitetura pode parecer um grande desafio, mas se você busca um material que trará beleza e resistência aos ambientes, temos a solução ideal para você.
O Quartzito é uma rocha metamórfica a qual 75% da sua composição é quartzo, um dos minerais mais abundantes da terra. Essa pedra consegue ser aplicada de forma incrível nos mais diversos ambientes, trazendo sofisticação para seus projetos arquitetônicos.
Confira, a seguir, os motivos pelos quais o quartzito está se tornando o revestimento preferido entre os profissionais de arquitetura e design de interiores.
Saiba quais são os principais tipos de rochas ornamentais Decoração com pedras naturais: uma tendência mundial O que é Granito? Tudo que você precisa saber!
1. Resistência e beleza do quartzito
Com cores belas como as do mármore e resistente como o granito, o quartzito ganhou o seu espaço nos projetos arquitetônicos.
Suas características dão um charme especial para qualquer projeto, afinal, uma pedra criada por meio de pressão, profundidade e temperatura faz com que ela seja única.
O tratamento que a rocha recebe também ajuda nessas características: para que ela se torne comercializável, é preciso passar por um processo com calor e pressão, deixando-a ainda mais bonita.
2. Acabamento polido do quartzito
Além da aplicação em paredes, o acabamento polido favorece o seu uso em diversos tipos de bancadas e escadas, por exemplo. São extremamente brilhantes e lisas, trazendo um charme para o ambiente.
3. Resistência às infiltrações do quartzito
Alguns tipos de pedras naturais podem apresentar fissuras, o que pode acarretar infiltrações que acabam manchando as rochas. Entretanto, o beneficiamento do produto no processo de industrialização garante uma maior proteção contra vários fatores internos e externos, como sujeira, água, óleo, raios UV e líquidos diversos, prolongando sua durabilidade.
Ou seja, além de evitar um problema estrutural, a pedra ainda vai durar mais tempo, fazendo com que o custo-benefício melhore cada vez mais.
4. Resistência ao calor
Por ser proveniente de uma formação rochosa bem antiga, algumas pedras de quartzito são extremamente resistentes ao calor, dependendo da sua composição. Isso porque elas suportam grandes mudanças de temperatura sem aquecer em excesso, por exemplo.
Além da resistência e durabilidade, ela auxilia na manutenção do ambiente mais fresco mesmo em dias muito quentes, ao mesmo tempo que o ambiente não fica muito gelado nos dias de inverno. Ou seja, o clima será agradável em todas as épocas do ano.
5. Diversidade de cores
Com diversos tons que passam do cinza claro até marrons mais escuros, o quartzito possui diversas colorações muito sofisticadas, podendo ser utilizadas na criação de ambientes únicos.
6. Limpeza fácil
Na hora de fazer a limpeza do quartzito, não há mistério — pelo contrário, já que a pedra não reage bem a produtos químicos muito fortes. Para limpar, basta utilizar pouca água e detergente neutro e ela ficará novinha em folha.
BÔNUS: onde e como aplicar o Quartzito?
Trazendo muito charme e versatilidade, o quartzito pode ser aplicado de diversas formas. Confira, a seguir, algumas sugestões!
- cozinha: por ser uma superfície lisa e plana, é uma excelente alternativa para os clientes que buscam uma luxuosa bancada funcional na cozinha ou área gourmet;
- banheiro: é uma excelente alternativa quando utilizada na bancada da pia ou na parte interna do box, trazendo bastante luminosidade ao ambiente;
- pisos e paredes: pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas (já que não absorve calor)
Agora que você já sabe todos os benefícios que o quartzito pode trazer para o seu projeto, que tal acessar nosso site e conhecer as opções existentes?

[…] também: 6 motivos para usar o Quartzito em seus projetos de arquitetura! Psicologia das cores: como usar elementos naturais na decoração Veja como criar espaços […]
[…] também: Mármores e granitos: qual a diferença entre esses materiais? 6 motivos para usar o Quartzito em seus projetos de arquitetura! Mármore: Tudo que você precisa […]