Quartzito ou granito: qual a melhor pedra natural para seu projeto?

Se você está reformando ou construindo e deseja revestir o ambiente com pedras naturais, certamente se deparou com a questão: “quartzito ou granito”? A verdade é que ambas possuem diversas qualidades e podem agregar estilo e sofisticação ao seu projeto arquitetônicos.  

As duas são usadas como materiais ornamentais por sua resistência e beleza. Por isso, conhecer melhor cada uma delas e entender qual se enquadra melhor ao seu projeto é fundamental. A seguir, veja como escolher entre quartzito ou granito e saiba mais sobre cada uma dessas rochas.

Confira também:
Mármores e granitos: qual a diferença entre esses materiais?
6 motivos para usar o Quartzito em seus projetos de arquitetura!
Mármore: Tudo que você precisa saber

Quartzito ou granito: como escolher para seu projeto?

O granito é uma rocha ornamental que está entre as mais populares utilizadas em projetos e construções. Isso porque ele conta com características diferentes e, assim como o quartzito, apresenta beleza e características próprias. Acompanhe.

Granito

O nome granito tem origem do latim, em que Granum significa grão. Acredita-se que os primeiros a extraírem e utilizarem o material em suas construções foram os povos egípcios, muito vaidosos na questão estética.

O material, por sua beleza, imponência e sofisticação, era utilizado para a construção de túmulos de faraós. Além disso, foi muito utilizado pelos Romanos na Idade Média na construção de grandes monumentos da época, como templos, igrejas e casas.

O granito é uma rocha ígnea, ou seja, magmática. Isso quer dizer que ela se forma no interior da crosta terrestre, resultado de um lento resfriamento e solidificação do magma. 

Sua coloração é variada, podendo assumir tons de cinza, marrom, vermelho, azul, verde e muitas outras, a depender das propriedades dos materiais presentes na composição e do grau de impurezas na rocha.

Com baixo índice de absorção de líquidos —  visto que tem baixa porosidade — somado à sua dureza, temos um material com vida útil prolongada. Dessa forma, é compressível o motivo de ser tão utilizada para a construção civil.

É um material muito versátil, então,  é muito utilizado em cozinhas, nos banheiros, nas salas, nas alas externas e nos pisos.

Quartzito

O quartzito é uma rocha metamórfica, onde 75% da sua composição é quartzo, um dos minerais mais abundantes da terra. Essa pedra consegue ser aplicada de forma incrível nos mais diversos ambientes, trazendo sofisticação para seus projetos arquitetônicos.

O quartzito é liso e vítreo, parecido com o mármore. Assim, seu material é puro e encontrado em tons brancos ou cinza. Contudo, existem outras variações de cores do quartzito, resultado da combinação com outros minerais. 

Com tons que passam do cinza-claro até marrons mais escuros, o quartzito possui diversas colorações muito sofisticadas, podendo ser utilizadas na criação de ambientes únicos.

Quando falamos de resistência, escolher quartzito ou granito pode ser difícil. Afinal, ambos apresentam alta resistência, levando os materiais a serem mais utilizados em projetos, de forma versátil.

Para decoração de ambientes, o quartzito é muito utilizado como revestimento de:

  • bancadas;
  • mesas;
  • pisos;
  • escadas;
  • entre outros

Sua aplicação também é realizada em banheiros, cozinhas, painéis e até mesmo móveis.

Onde utilizar quartzito ou granito?

Por se tratar de uma pedra ornamental muito resistente, o granito pode ser usado em diferentes áreas, sejam elas internas ou externas. Com isso, a rocha se torna compatível com diversos ambientes e projetos.

Entre os usos mais comuns do granito estão aplicações em lavatórios de cozinha, soleiras, pisos, bancadas, e revestimento de paredes que tenham contato direto com intempéries. Já o quartzito pode ser usado em:

  • cozinha: por ser uma superfície lisa e plana, é uma excelente alternativa para os clientes que buscam uma luxuosa bancada funcional na cozinha ou área gourmet;
  • banheiro: é uma excelente alternativa quando utilizada na bancada da pia ou na parte interna do box, trazendo bastante luminosidade ao ambiente;
  • pisos e paredes: pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas (já que não absorve calor).

Agora você já sabe como escolher entre quartzito ou granito para usar em seu projeto. Basta analisar o ambiente em que será utilizado, avaliar as características de ambos, e decidir qual das pedras pode suprir as necessidades de sua obra!

Gostou destas informações? Então, confira também 6 motivos para usar o Quartzito em seus projetos de arquitetura!

Deixe uma resposta